Mais CO2 na atmosfera

Climate model. BBC

19-05-2007. Revista Science: Oceano polar absorve menos CO2. BBC News

50% do CO2 causado pela queima de combustíveis sólidos é absorvido, em partes sensivelmente iguais, pelos mares e pela biosfera terrestre. Regista-se, porém, uma rápida deterioração da capacidade de armazenamento de CO2, quer no mar que em terra, devido a múltiplos factores, entre os quais o crescimento das emissões de CO2 industrial, ou proveniente dos incêndios e pragas de insectos, parecem ser os determinantes.

Cerca de 40% dos gases com efeitos de estufa provêm do sector dos transportes. E neste sector, aviões e automóveis são os mais poluentes.

A equação é fácil: se o aquecimento global causado pela diminuição da capacidade natural do planeta absorver o CO2 chegou 40-50 anos mais cedo do que o previsto, a única forma de retardar um desastre climático global é travar com toda a força a actual economia petrolífera, atacando desde já (pela via do preço, pela fiscal e pela via administrativa) os principais poluentes e emissores de CO2 industrial: os aviões e os automóveis.

Alternativas: penalisar drasticamente o transporte aéreo e automóvel; recuperar e inovar o transporte ferroviário, fluvial e marítimo; redesenhar as cidades e os respectivos sistemas de abastecimento alimentar; desmaterializar o consumo e as formas dominantes da actividade social e cultural; incrementar os níveis de responsabilidade individual e cooperativa na governança local, nacional, regional e global das humanidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s