Queens, NY, uma semana sem energia!

Heat Wave in NY and California

Para evitar os apagões em cascata, os fornecedores de electricidade dos Estados Unidos começaram a pôr em prática uma nova táctica para enfrentar os picos de consumo energético, vulgarmente conhecida por Rolling blackout. Assim, quando uma onda de calor, como a que se manifesta neste momento no nosso país, no resto da Europa e nos Estados Unidos (onde as temperaturas chegaram já aos 48 graus C), só para mencionar alguns casos mais visíveis nos últimos dois meses, sobrecarrega a procura de energia eléctrica, podendo provocar apagões em cadeia (Cascading failure), os responsáveis das centrais eléctricas programam entre si planos de cortes selectivos. Só que por vezes os cálculos saiem errados!

Foi que o aconteceu ao importante bairro de Queens (100 mil pessoas), em Nova Iorque, que ficou às escuras desde o passado dia 16 de Julho, e só ontem recuperou parcialmente o fornecimento de enegia eléctrica (ver notícia). Os cortes selectivos têm vindo também a suceder-se a um ritmo preocupante em múltiplas localidades da Califórnia, embora por períodos mais curtos (entre 1 hora e 1 dia…). A maioria da rede eléctrica estado-unidense, sucessivamente alienada ao sector privado a partir da era Reagan, encontra-se num estado lastimável; os consumos, por outro lado, continuam a crescer de forma insustentável; o aquecimento global, por fim, acentua os picos e as vagas de calor, de frio, de inundações e de ciclones — cujo resultado final é o inevitável stress de todo o sistema energético nacional.

Os prejuízos destes grandes apagões são imensos: milhões de dólares de alimentos para o lixo, milhões de horas de trabalho por realizar, sites da Internet pendurados, ansiedade geral e a inescapável verborreia dos políticos que nestas horas substituem ritualmente a assunção de responsabilidade. Os sinais estão à vista de todos. Só falta mesmo que o activismo ecológico ganhe mais força e saiba levar as democracias a perceber que precisamos mesmo de instaurar um estado de emergência energética à escala global.

2 responses to “Queens, NY, uma semana sem energia!

  1. Hmm
    Parabens…um blogue ecoinovador…com links que eu desconhecia.
    Espero que também goste(m) e visite(m) o Bioterra (já tem mais de dois anos!)
    Cumprimentos e…boas férias
    http://bioterra.blogspot.com

  2. Obg… Vamos melhorar muito a partir de Setembro, sobretudo associando o blog às actividade de o Grande Estuário. Seria bom haver um mapa de todos os blogs e sitios web s/ ecoactivismo e sustentabilidade em português… de modo a medir instantaneamente o potencial de eco-activismo em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, etc… AC-P

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s