Clever car (um triciclo a gás)

Clever Car

O Clever Car é um protótipo de veículo compacto de cidade com dois lugares e três rodas, movido a gás natural, dotado de um comportamento dinâmico sofisticado e que provou razoavelmente bem nos testes de embate. Este projecto, apoiado pela União Europeia (UE), envolve os seguintes países: Alemanha, França, Reino Unido e Áustria. Entre os parceiros do projecto contam-se a Technical University of Berlin (Berlim, GE), a University of Bath (Bath, UK), a Universität für Bodenkultur (Vienna, AT), a BMW (Munich, GE), o Institut Français du Pétrole (Lyon, FR) e a especialista austríaca em metais leves LKR. Um bom exemplo do que a UE pode fazer por nós, se entretanto dermos uma ajudinha, sabendo cooperar à escala europeia e tendo ideias largas.

O aspecto mais curioso deste projecto é o de ter sabido aliar um propósito estratégico de primeira importância (diminuir a dependência energética dos nossos transportes automóveis, diminuir as emissões de CO2 e diminuir o congestionamento de tráfego e de estacionamento existente em quase todas as cidades europeias actuais) com um conceito tecnologicamente ambicioso e uma forma/performance esteticamente atraente (sexy).

Podemos perfeitamente imaginar veículos deste tipo movidos não apenas a gás natural, mas também a hidrogéneo. Sobretudo podemos imaginar as cidades a determinarem zonas especiais de circulação reservadas a este tipo de transportes, e onde os actuais automóveis a gasolina e gasóleo não poderão circular. À semelhança das bicicletas brancas holandesas, estes veículos poderiam ser preparados para diferentes tipos de uso: individual privado, partilhado e com condutor (táxi).

Apesar do pessimismo que a actual crise energética inspira, o pensamento construtivo fica sempre bem e alivia as tensões. — AC-P

4 responses to “Clever car (um triciclo a gás)

  1. Pingback: Co2 Car Design

  2. In first time i want say sorry for my english.

    I see your project and i like so much. This kind of vehicle (Clever Car) i suppouse is the answer for a trafic problem in Sao Paulo/Brazil. Is possible make tests in my city? I want be voluntary to test your vehicle in Brazil.

    In the next e-mail can i use Portuguese?

    Thanks
    Mordecai

    • Por favor, amigo😉 Falamos Português!
      Quanto ao Clever Car, não depende de nós dar resposta ao seu pedido. O Grande Estuário é apenas um blogue.
      Já agora, gostaríamos de ter mais informação viva do Brasil, nomeadamente sobre os impactos positivos e negativos da introdução das bio-energias nesse grande país. Temas escaldantes: o desvio da soja alimentar para a produção de bio-etanol… Grande curiosidade: como vão as experiências com o Pinhão Manso (Jatropha curcas)? Abraço!

  3. Mordecai,

    O projecto não é meu! Veja por favor o link do mesmo. A sua disponibilidade pode ser comuidada directamente no site do projecto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s